EIXOS DA CONFERÊNCIA

Apresentação doTexto-Base
I Conferência LGBT de Florianópolis/SC
 
Por um país livre da pobreza e da discriminação:
promovendo a cidadania LGBTTT
Por uma “Florianópolis Sem Homofobia”

     Oferecemos este texto-base confeccionado por estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina para ser discutido pela Assembléia da I Conferência Municipal LGBT.
       Este texto está em diálogo com o Plano Nacional de Promoção da Cidadania LGBT e busca sintetizar algumas ideias para propormos o 1o Plano Municipal de Combate à Homofobia e Promoção da Cidadania LGBTTT -Florianópolis Sem Homofobia. Nesse sentido nada neste texto é para ser tomado como fixo, mas sim uma base para discussões,modificado segundo os anseios de todas e todos e visando a melhoriada vida das pessoas LGBTTT em nossa cidade. Nossa conferência é um grande Grupo de Trabalho e sugerimos que este texto seja tomado como diálogo e transformado neste momento. Para isso, assinale aquelas partes que você não entendeu, sublinhe ideias que você considera importantes, proponha modificações e novas propostas de ação e gestão. Pense no coletivo, na sociedade e em alternativas de combater o quadro homofóbico e discriminatório de nossa sociedade e de promover a cidadania de todas e todos, a ampliação dos direitos sociais no Brasil e uma cultura de direitos humanos.
          Um Plano Municipal é composto de uma série de ações a serem implementadas pela prefeitura, como políticas públicas ou como princípios de governança. Essa é a hora, portanto, de trabalharmos arduamente para construirmos a cidade que queremos.
         Este ano, durante a Conferência Nacional LGBT, o desafio proposto é refletirmos sobre o combate à miséria em nosso país. O Brasil é desigual socialmente e deixamos, dessa forma, uma pergunta a todas e todos aqui presentes: como articular o combate à discriminação, a promoção da cidadania LGBT e o combate à miséria?


Equipe da Comissão de Elaboração do Texto-Base
Miriam Grossi (coordenadora/NIGS)
Ana Amorim (NIGS)
Anahi Mello (NIGS)
Bruno Cordeiro (NIGS)
Cláudia Nichnig (NIGS)
Fátima de Jesus (NIGS)
Felipe Fernandes (NIGS)
Jorge Luiz (GDS/UDESC)
Letícia Barreto (NIGS)
Magda Matos (Secretaria do Continente)
Márcia Reis (Coordenadoria da Juventude)
Vinicius Kauê (NIGS)


 Eixos Temáticos

1. Direitos Humanos
2. Segurança e Justiça
3. Violências Lesbofóbicas, Homofóbicas e Transfóbicas
4. Saúde
5. Previdência Social, Trabalho e Emprego
6. Turismo, Cultura, Esporte e Lazer
6.1 Turismo
6.2 Cultura
6.3 Esporte
7. Comunicação e Mídia
8. Educação
9. Nome Social
10. Juventudes
11. Deficiências e Acessibilidade